O que é Teatro?
O teatro é o lugar onde coisas se passam e acontecem. Essas coisas são concretizadas devido aos actores, encenadores e toda a equipa constituinte de um teatro, sejam eles quem forem, que desenvolvem essas coisas para serem apresentadas e testemunhadas pelo público, que garantirá que essas coisas acontecem. O Teatro é uma arte que deve ser testemunhada e, como disse Grotowski, basta pelo menos um actor e um espectador para ocorrer um espectáculo teatral.
O Teatro é o espaço onde quase tudo é livre acontecer. Teatro pode reunir escrita, música, luz, som, cenário, figurinos, mas não precisa de nenhum deles para se concretizar. Eu sigo as palavras de Grotowski, no seu livro Para Um Teatro Pobre, atenção.
Para este autor o Teatro é um espaço de comunhão com os espectadores onde deverão assistir a uma revelação interior do actor, enquanto este está em cena, e dessa forma o próprio público, se estiver disponível para tal, sofrerá também um momento de auto-revelação.
Artaud, que embora sendo um teórico de Teatro creio que o título que melhor lhe é adequado é o de Profeta, defendia que o teatro seria o espaço onde, através de vários impulsos, a alma do espectador seria atingida de forma a proporcionar-lhe a mudança necessária para se tornar em algo melhor e mais conectado com o mundo. Artaud defendia que esse objectivo do Teatro, o de tocar a alma do espectador, só poderia ser concluído a partir da crueldade, criando imagens de horror e terror. O seu objectivo não era o de derramar sangue, era, antes, algo mais profundo, para lá do psicológico, metafísico. Tudo, no Teatro de Artaud, teria de ser direccionado para esse âmbito, a música, o som, as luzes, o texto, etc, teria de visar tocar a alma humana, o interior do ser humano, mas só a partir da crueldade.
Para Artaud, o Profeta, o Teatro aproximava-se de um ritual, da feitiçaria, do xamanismo.
O Teatro é o espaço onde quase tudo é livre acontecer. Teatro pode reunir escrita, música, luz, som, cenário, figurinos, mas não precisa de nenhum deles para se concretizar. Eu sigo as palavras de Grotowski, no seu livro Para Um Teatro Pobre, atenção.
Para este autor o Teatro é um espaço de comunhão com os espectadores onde deverão assistir a uma revelação interior do actor, enquanto este está em cena, e dessa forma o próprio público, se estiver disponível para tal, sofrerá também um momento de auto-revelação.
Artaud, que embora sendo um teórico de Teatro creio que o título que melhor lhe é adequado é o de Profeta, defendia que o teatro seria o espaço onde, através de vários impulsos, a alma do espectador seria atingida de forma a proporcionar-lhe a mudança necessária para se tornar em algo melhor e mais conectado com o mundo. Artaud defendia que esse objectivo do Teatro, o de tocar a alma do espectador, só poderia ser concluído a partir da crueldade, criando imagens de horror e terror. O seu objectivo não era o de derramar sangue, era, antes, algo mais profundo, para lá do psicológico, metafísico. Tudo, no Teatro de Artaud, teria de ser direccionado para esse âmbito, a música, o som, as luzes, o texto, etc, teria de visar tocar a alma humana, o interior do ser humano, mas só a partir da crueldade.
Para Artaud, o Profeta, o Teatro aproximava-se de um ritual, da feitiçaria, do xamanismo.
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